quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Com bairros cada vez mais afastados, cidade começa a se verticalizar na região central


Processo de verticalização começa a acontecer em Dourados - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa
Quando o crescimento das cidades é limitado para os lados – horizontalmente – acontece o processo de verticalização, ou seja, é impulsionada a construção de prédios cada vez mais altos. E em Dourados esse processo já começa a acontecer, tanto por causa da opção morar próximo ao Centro da cidade, como para segurança.

De acordo com o engenheiro civil, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, a verticalização do município de Dourados é inevitável, “a cidade está fechada em um quadrilátero, com isso as pessoas querem estar dentro do centro, então a tendência é que para as próximas décadas haja cada vez mais concentração de prédios”.
 
Foto: Eduarda Rosa
Uma cidade em franca expansão é verticalizada, assim são grandes metrópoles, “mas existem os malefícios, que são os problemas de drenagem, esgotamento sanitário e aquecimento central, afinal quanto mais concreto, mais calor”, explicou Carvalho.
Apesar dos problemas que podem ocorrer, a população, principalmente a classe média, procuramorar próximo de seu local trabalho ou estudo, buscando assim mais segurança e conforto, evitando bairros afastados, que muitas vezes pecam na estrutura e também em relação ao transporte.
O acadêmico, Jonas Simon, 21 anos, optou, há um ano, em mudar-se da casa dos pais, na região das Chácaras Califórnia, para um apartamento no centro. “Decidi mudar para economizar, porque ficavalonge da faculdade e do meu trabalho”, disse.
Para o jovem, a mudança para apartamentos irá acontecer cada vez mais, principalmente, nos casos de universitários e famílias pequenas. “Os benefícios são vários, por exemplo, dá para deixar a janela aberta, é mais prático e tem menor custo”.
Vista aérea de Dourados - 1970
A constante procura faz com que a construção de prédios residenciais se torne frequente. Segundo o engenheiro responsável por uma construtora da cidade, Walter Nogueira, a venda de apartamentos, mesmo na planta ou em construção, é muito rápida. “Estamos construindo dois prédios de 15 andares, cada um com 44 apartamentos, e quase todos já foram vendidos, estamos com 40% da construção”, disse Nogueira.
O engenheiro ressalta que a verticalização acontecerá primeiramente na região nobre e entorno do centro. “O número de andares na região central não é limitado, só em algumas regiões que o uso do solo tem restrição para 4 ou 8 andares, então é preciso ter aproveitamento do local e dos recursos para construir.”
Clube Social - Foto: Eduarda Rosa
Os investimentos em obras são, em maioria, de empresas ou pessoas físicas da região de Dourados. “A exceção é na região do Jardim Novo Horizonte, onde empresas de Campo Grande estão construindo residências para o Minha Casa, Minha vida”, disse Walter Nogueira.
Na cidade podem ser observados vários canteiros de obras, como o prédio do antigo Clube Social, na avenida Joaquim Teixeira Alves; o residencial Sobre as Ondas, de 16 andares; outras duas torres próximas ao estádio da Leda; além da previsão de construção de um condomínio residencial de quatro torres com 20 andares, próximo ao shopping; e outros cinco edifícios em fase de acabamento na região central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...