segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Procura-se doador de vida: ajude a Barbara!


Barbara Sanches Dantas
Eduarda Rosa
Apenas 14 anos, essa é a idade desta adolescente sorridente! Seu nome é Barbara Sanches Dantas e a cerca de dois meses seus problemas de adolescente não são mais parecidos com a maioria dos jovens da sua idade, ela não está lutando contra possíveis espinhas no rosto, ela está lutando para SOBREVIVER!

Bárbara foi internada no dia 10 de setembro deste ano devido a uma baixa extrema no número de plaquetas. A motivação do diagnóstico foi o aparecimento de manchas na pele sem nenhuma explicação. A partir deste dia ela passou à receber uma série de transfusões de sangue e plaquetas para recompor o seu quadro.
No dia 12 de setembro ela foi transferida as pressas para o Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil (CETOHI) da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer – AACC/MS, localizado em Campo Grande.
Bárbara e seu irmão Danilo
Seu diagnóstico é Aplasia Medular, “infelizmente o quadro clínico não tem apresentado melhoras nestes 55 dias de internamento, bem como os exames laboratoriais que resultaram no diagnóstico supracitado, com índices alarmantes no quantitativo de plaquetas têm permanecido abaixo das 15.000 enquanto que os parâmetros normais são entre 150.000 e 400.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue. Esta semana os exames voltaram a atingir a marca de 3.000 plaquetas por milímetro cúbico de sangue resultando na necessidade constante de transfusões de sangue, aférese e concentrados de plaquetas”, disse comovido Danilo Sanches Dantas, o irmão de Bárbara.
Bárbara precisa de transplante de medula óssea e nesses casos é preciso que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor, caso contrário, a medula é rejeitada. E as chances de o doador compatível ser entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe é de 25%, contudo na tarde do dia 31 de outubro seus dois irmãos, Danilo e Silvio, receberam a triste notícia de que não eram compatíveis. “Confesso a todos(as) que esta fui uma notícia que nos deixou bastante abalados, mas não menos animados e confiantes na recuperação da saúde da Barbara”, disse Danilo.
Tanto os irmãos de Bárbara como os pais, Osmar e Maria Isabel, estão muito abalados com a situação e pedem para que todos divulguem o caso, para que assim possam encontrar não só os doadores de sangue, mas também doadores de medula, que possam ser compatíveis com ela.
Desde a sexta-feira (19/10) Barbára se encontra internada no Hospital Evangélico de Dourados para o controle de infecções, que insistem em permanecer presentes em seu organismo, e será lá mesmo neste hospital que ela iniciará um tratamento medicamentoso na tentativa de reverter o quadro de inatividade que tem acometido sua medula até que seja encontrado um doador compatível para a realização do transplante.
Para fazer o teste de compatibilidade o doador de medula deve procurar o hemocentro. Lá é preenchido um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. As doações de sangue também podem ser feitas nos hemocentros. Durante a triagem o doador pode solicitar um crédito de sangue para:
Barbara Sanches Dantas
Tipagem: O+
Hospital Evangélico
Dourados (MS)
O Hemocentro Regional de Dourados fica na Rua Waldomiro de Souza 295 - Vila Industrial, o telefone para contato é 3424-4192.
Os familiares continuam buscando doadores e essas doações podem ser feitas por pessoas com todos os tipos sanguíneos, preferencialmente os sangues O+ e O- já que ela tem o sangue tipo O+. Os demais tipos sanguíneos podem ser utilizados para a produção do concentrado de plaquetas e/ou aférese. “É importante que no ato da doação o(a) doador(a) indique como beneficiária a paciente Barbara Sanches Dantas pois assim todas as coletas irão direto para ela”, disse Danilo Sanches.
Para ser doador é necessário ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde, alimentado, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e estar portando algum documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação). Antes da doação, o voluntário passa por uma pré-triagem, respondendo a um questionário sobre seu histórico de saúde e a coleta de sangue para exames preliminares.

Originalmente publicado em: http://www.douradosnews.com.br/dourados/procura-se-doador-de-vida-ajude-a-barbara 

Um comentário:

  1. Barbara saudades imensas.... ja se passou um ano e o vazio ainda é grande,a dor ainda ocupa espaço em nosos coraçoes junto com a saudade que é inexplicavel.... Te amei e sempre vou te amar, voce esta sempre em minhas oraçoes como tbm meus tios (Osmar e MAria Izabel) e primos (Danilo e Silvio) que sei que ainda estao muito machucados com sua ausencia pura, doce e insubstituivel.

    Te amo !!

    Debora Sanches Maldonado Sousa

    ResponderExcluir

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...