quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Drogas: o caos da sociedade


Jovair João da Silva conseguiu se livrar do vício e hoje ajuda outros jovens

“Dezenove anos perdidos” essa é a conclusão que Jovair João da Silva tem do período que foi viciado em tóxicos. Jovair iniciou no consumo de drogas aos 13 anos com o álcool, depois a maconha, cocaína, a pasta base e o crack.
“Quando a pessoa vê já esta dependente e totalmente a mercê da droga. Eu perdi tudo, minha família, esposa, filhos, bens, tudo que eu consegui trabalhar e construir em 32 anos eu destruí, fumei tudo!”, declara Jovair Silva.
Depois disso pediu ajuda a sua família, pois queria sair desse mundo, sua cunhada conhecia um programa de reabilitação de jovens viciados, o Desafio Jovem Peniel. Ele aceitou o tratamento e permaneceu um ano em uma casa de recuperação.
Conseguiu se curar plenamente, “a ciência não inventou um remédio para curar a dependência química, ainda estamos dependendo do milagre e ele existe, eu sou um fato concreto disso!”, afirma.
Hoje é bacharel em teologia, e atua como pastor na igreja Peniel em Dourados, fazendo o mesmo trabalho que o ajudou a sair das drogas. “Eu tomei amor por esse trabalho, justamente por ver o amor que eu recebi quando eu cheguei ao centro de recuperação, pois eu estava no fundo do poço e eles não me discriminaram. E ver um jovem recuperado é uma gratidão muito grande, não tem preço”, lembra.
O trabalho que o pastor realiza é uma análise do indivíduo tanto física, mental, como espiritualmente. Depois disso a pessoa é encaminhada para um centro de recuperação, em Campo Grande ou Três Lagoas.

Sensações
O indivíduo ao consumir tóxicos tem dois momentos de sensações ruins:
1º A droga pode ser depressiva e alucinógena. A alucinação é a pior delas, segundo o pastor, pois pode dar sensação que a pessoa está sendo perseguida, “é nesse estágio que acontecem a maioria dos crimes em que as pessoas acabam tirando a vida de parentes próximos”.
2º A abstinência. “Quando começa a passar o efeito, você quer mais, e se não tem dinheiro vem o desespero. As pessoas quebram, roubam, matam e se preciso for fazem qualquer coisa para conseguir usar novamente”, explica Silva.
Diante de tais constatações questiona-se: mas porque as pessoas fazem uso de drogas? Porque quando se acaba de fazer o uso ela traz sentimento de alívio, paz e alegria. “A sensação dela é boa, em primeira instância, mas na sequência é que as coisas vão ficando pior!”, relata Silva.

Fases
A doença é classificada em duas fases: na primeira é a pessoa em que faz uso da droga, nesse período ainda tem um controle do consumo; já no segundo estágio não é o usuário quem dita as regras para a droga, pelo contrário, é ela quem passa a ditar as regras.

Família
O viciado que chega ao estágio dois “realmente quer sair deste mundo, mas muitas vezes não tem força sozinho, nesse período a família faz toda a diferença, o amor da família ajudando a pessoa a dar os primeiros passos, na reabilitação”, afirma o pastor. Lembra também que o vício em drogas é uma doença, “todo doente precisa de acompanhamento, antes, durante e pós, até tomar força e coragem para conseguir ir sozinho”.

Livre
Do período de vício, Jovair conta que, na verdade ‘ele não era ele’, pois “o doente não é ele, vive num mundo de mentira, onde cria um mundo fictício, viaja em suas ilusões”.
Hoje, livre das drogas ele se considera “uma pessoa liberta e que tem prazer em viver a vida, cada minuto, cada segundo sabendo que não existe coisa melhor do que amar cada vez mais tudo o que Deus fez, da melhor forma possível, e sem vício, o que é mais importante!”

Serviço
A igreja Peniel trabalha desde a década de 1970 com dependentes. Iniciou com a criação do Centro de Recuperação Peniel, em Belo Horizonte.
Em Dourados procure o Pr. Jovair ou Irmã Marta na rua: Eulália Pires, 2660, Jardim Tropical, das 13h30 às 17h30, nas terças, quartas e quintas-feiras. Ou pelos telefones 3421-2625; 8149-9442; 9612-2126.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...