quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A profissão do Economista


No dia 13 de agosto de 2011 comemora-se o Dia do Economista, assim, o Economista é o profissional que estuda fatos históricos, dados e estatísticas a fim de detectar tendências na atividade econômica, níveis de confiança na economia e atitudes do consumidor.

Segundo informações do IBGE, na macroeconomia, esse profissional se dedica às atividades e relações econômicas e financeiras internacionais de um país. Trata da política econômica, de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos e relaciona a situação do mercado. Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e à viabilidade da indústria e do comércio, orientando sobre o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.


Há registro de economistas ou pensadores do que se convém chamar economia ou ciências econômicas desde a Antigüidade, como Aristóteles, em sua obra "Política", ou o indiano Chanakya, primeiro-ministro na Índia entre os séculos IV e III a.C. Porém, o britânico Adam Smith (1723-1790), autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", é considerado o pai da economia moderna.

A profissão de economista foi regulamentada no Brasil em 1951, com o Lei n° 1.411. Para ser economista, é necessária a formação superior em bacharel em Ciências Econômicas, bem como ser registrado em um dos Conselhos Regionais de Economia no Brasil.

E para fortalecer a profissão do Economista no Estado do Mato Grosso do Sul,                       será realizado em Bonito do dia 07 a 09 de setembro de 2011,  o XIX Congresso Brasileiro de Economia com o tema “Desenvolvimento: inovação, tecnologia e sustentabilidade”.              O CBE 2011 será também palco das comemorações do 60 anos de regulamentação da profissão do Economista no Brasil. Os interessados poderão acessar o site  http://www.coreconms.org.br/cbe/

A Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade da Grande Dourados (UFGD) oferece o curso de Economia sendo fundamentado na relação economia e negócios formando Bacharéis em Ciências Econômicas habilitados a exercer a profissão de economista, no setor público, privado e terceiro setor, possibilitando uma sólida formação teórica-prática, voltada para a realidade nacional e internacional, com destaque para as questões regionais.



Fábio Castilho
Economista 
Especialista em Gestão Ambiental
Especialista
em Gestão Empresarial e Agronegócio

Mestrando em Agronegócio - UFGD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...