quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Perspectivas para o Mato Grosso do Sul em 2011

Fábio Castilho, Economista

Estamos realmente passando por um momento excelente para o Estado do Mato Grosso do Sul, pois no ano de 2010 foi necessário organização, tanto para as empresas e para a população, até mesmo pelo motivo das eleições, onde foram criadas várias dúvidas com relação ao Governo Federal e também pela concorrência no MS.


Os temas que serão bem discutidos pelo Governo local e Federal, serão em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), do PIB Industrial, do consumo, a Agro-indústria, dos investimentos e das empresas. E o aumento ou diminuição das exportações, importações, os juros, o câmbio e a inflação.

Portanto, a Economia é muito complexa devido as suas inúmeras variáveis que dependem de outro setor, de outro Estado e até mesmo mundial, e com a globalização e os investimentos internos e externos. Assim, o Governo, os empresários e a população são peças de um tabuleiro de xadrez, onde temos que mexer nos Reis, nas Rainhas, nos Bispos, nos Cavalos, nas Torres e nos peões, assim tentando atingir um ponto de equilíbrio para o crescimento e desenvolvimento.

Assim, o Economista estuda todos os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens e serviços, que envolvam dinheiro ou não, afinal fazemos projeções com base em números e pesquisas, onde temos diversos índices econômicos para explicar o que acontece no Brasil e no Mundo.


As Empresas do Mato Grosso do Sul

As empresas que começarem em 2011 estruturas e com capital sobrando para investir em novas oportunidades dentro do Estado estarão saindo na frente, sendo que algumas cidades estão destacando-se como pólos empresarias, sendo Corumbá, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, cada uma com sua característica no desenvolvimento regional e empresarial.

Desde 2005 o Estado está com uma forte tendência no crescimento dos setores primários, secundários e terciários da economia, como segue:
1) Agronegócio (milho, soja, cana-de-açúcar, etc);
2) Indústria de Transformação (sucroenergético, celulose, frigoríficos, cerâmica, etc);
3) Comércio (varejo e atacado);
4) Construção civil (construção de casas, prédios, condomínios, etc);
5) Prestação de serviços em geral (Exemplo: segurança, limpeza, manutenção, consultorias, auditorias, treinamentos, educação, telefonia, comunicações, alimentação, turismo, etc).


Algumas desvantagens

Tenho a convicção que temos que ser otimistas, mas em alguns aspectos temos que ser realistas, afinal são 33 anos desde a divisão do Estado, e ainda temos alguns problemas estruturais, onde o Governo Estadual juntamente com as Prefeituras, precisará de um grande apoio do Governo, para os seguintes itens:
1)      Infra-estrutura dos 78 municípios (habitação, saúde, educação, etc);
2)      Mão-de-obra (qualificada e treinada);
3)      Transportes de cargas e passageiros melhorando as rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, assim colaborando com a logística;
4)      Aumento do consumo, onde o Governo Federal e Estadual estarão tentando controlar a euforia consumista, até mesmo para começar o ano de 2011 equilibrado;
5)      Reforma tributária, necessário uma reforma, e revisão dos impostos pagos pelas empresas e pela população;
6)      Balança Comercial, controlando as exportações e importações.


População do Mato Grosso do Sul em 2011

A população de Mato Grosso do Sul registra aumento de 17,87% nos últimos 10 anos, conforme os dados do Censo 2010 divulgados nesta segunda-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2000, o Estado abrigava 2.078.001 pessoas e agora conta com 2.449.341 habitantes, um crescimento absoluto de 371.340 habitantes, ficando acima do índice nacional (+12,33%).

A pesquisa do IBGE demonstra um crescimento populacional, assim divulgados pelo último Censo de 2010.
Total da população
2.449.341
Total de homens
1.220.175
Total de mulheres
1.229.166
Total da população urbana
2.097.716
Total da população rural
351.625
Fonte: IBGE, 2010.

Assim, temos um cenário positivo para a população do Mato Grosso do Sul, até pelo motivo do crescimento e vinda de novos empreendimentos, e a conseqüência seria a geração de empregos, aumento da renda, aumento do consumo e melhoria da qualidade de vida.

A dica para a população e estar bem em 2011 seria: Qualificação Profissional com o aumento da escolaridade, onde as empresas estão buscando profissionais especializados em várias áreas.

Temos dados que está aumentando a renda, mas a população deve ficar atenta porque no começa do ano temos muitos impostos (IPVA, IPTU, matrículas escolares, etc), e devemos ter uma reserva para esses valores e também dos gastos do final de ano.


Planejamento é a palavra para 2011

Atualmente, a palavra chave é PLANEJAMENTO, isso é aplicado as empresas e as pessoas, afinal devemos antes do final de 2010, fazer uma planilha dos gastos para 2011, e fazer uma lista dos objetivos e das metas para o desenvolvimento profissional e individual.

Também é necessário ficarmos atentos às políticas do Governo, onde terão várias medidas econômicas que tendem a influenciar a nossa vida e nosso consumo.

Afirmo que 2011 será o ano de boas perspectivas, claro teremos alguns obstáculos em alguns setores, mas isso faz parte do MUNDO ECONÔMICO.

Saiba a população de cada cidade de Mato Grosso do Sul: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_mato_grosso_do_sul.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...