terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Balanço 2010


       O ano de 2010 está chegando ao fim, nesta época de muitas festas, confraternizações, as pessoas se encontrando, se emocionando, fazendo reflexões de como foi o ano que viveu e fazendo planos de como será o ano novo.
    Então vale a pena relembrar um pouco sobre o que aconteceu nesse ano, para começar vamos ao nome desse ano no Brasil, segundo a, LEI Nº 11.946, DE 15 DE JUNHO DE 2009, o ano de 2010 foi instituído como Ano Nacional Joaquim Nabuco em celebração ao centenário de sua morte. Com certeza muitos não sabiam disso, e vem a pergunta: Que é Joaquim Nabuco?
Joaquim Nabuco
    Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, pernambucano, passou a infância com seus padrinhos, que eram senhores de engenho, e ali pode sentir o quanto a escravidão era injusta e a necessidade se ser extinta do país.
    “Foi eleito, em 1878, deputado geral pela província de Pernambuco. Ao lado de outros jovens deputados, iniciou a campanha contra a escravidão, em favor da abolição da escravatura. Organizou e instalou em sua residência a Sociedade Brasileira contra a Escravidão, desafiando a elite conservadora da época. Defendendo a causa do abolicionismo, apoiou o projeto de libertação dos sexagenários, e deu uma grande contribuição à aprovação da Lei Áurea, por intermédio de sua atuação parlamentar, dos seus livros, e da campanha abolicionista”.  Fernando de Mello Freyre Presidente da Fundação Joaquim Nabuco
    “Nabuco atribuía à escravidão a responsabilidade por grande parte dos problemas enfrentados pela sociedade brasileira, defendendo, assim, que o trabalho servil fosse suprimido antes de qualquer mudança no âmbito político.
      A abolição da escravatura, no entanto, não deveria ser feita de maneira violenta, mas assentada numa consciência nacional dos benefícios que tal resultaria à sociedade brasileira”. Luciana Fonseca 
Complexo do Alemão dominado pelo Estado 
     Nabuco lutou pela a abolição, mas sabia que se fosse de uma maneira muito violenta poderia gerar o que acontece hoje, favelas, preconceito, pobreza, violência...

Essa violência foi controla no Complexo do Alemão, pela Polícia do Rio de janeiro, com apoio das Forças Armadas, e agora sem os traficantes os moradores podem viver tranquilos.
     2010 também foi designado, pela ONU, como Ano Internacional da Biodiversidade, trazendo uma série de questionamentos que tinham como foco a biodiversidade, aquecimento do Planeta e a Convenção sobre a Biodiversidade que ocorreu em setembro.
Mineiros chilenos
    Neste ano a seleção brasileira de futebol voltou mais cedo para casa, e a Espanha ganhou o título mundial pela primeira vez.
    Não podemos esquecer dos 33 mineiros do Chile que comoveram o mundo, por estarem presos por 69 dias a 700 metros da superfície.
Dilma Rousseff
    O Brasil comemorou os 60 anos de sua televisão, e por ela pode transmitir a eleição da primeira mulher presidente, Dilma Roussef, e também a prisão de corruptos espalhados por todo o território.
     Em 2010 aprendemos muito com todos esses acontecimentos, mas inúmeros episódios mais marcaram o Brasil, o mundo e a vida de todos. Sendo seu balanço positivo ou negativo, desejo que 2011 seja um ano cheio de realizações, amor e paz!

Eduarda Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...