quarta-feira, 27 de abril de 2016

Seminário “Diversidade na UEMS” tem oficina de amarração de turbante

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 27/04/2016
O Seminário “Diversidade na UEMS” inicia nesta quinta-feira (28) e vai até sábado, 30 de abril, em Dourados, e oferece diversas oficinas aos participantes, entre elas a de amarração de turbante, Produção de Artesanato Indígena, Oficina Básica de Libras I e II, Educação Escolar Indígena, entre outras.
A oficina de amarração de turbantes tem o objetivo de revelar o cabelo crespo como suporte criativo, matéria prima para infindas criações artísticas e originais, a despeito da rigidez imposta pelo padrão estético do cabelo liso.
“Este padrão oprime o corpo e a autoestima de homens e mulheres afrobrasileiros. Então a atividade é uma vivência em que se busca propiciar a troca de experiências acerca do modo como cada indivíduo lida com seu cabelo e as conotações sociais e políticas interligadas ao tema. Possui diversos formatos, a adequar-se de acordo com o público que será atendido na ocasião”, descreveu a ministrante, Denise Morena de Souza.
A proposta é que por meio de atividades de dinâmicas, bate-papo, recursos de áudio visual, poemas e tecidos, promova-se a interação e a sensibilização dos participantes para com o tema das relações raciais.

Oficinas e horários
Amarração de Turbantes:  29/04 – 13h às 17h; 30/04 – 8h às 12h
Aqueles/as que se inscreverem nessa oficina deverão providenciar dois metros de tecido, sendo cada metro de tecido diferente. Um metro de tecido viscose e um metro de chita.

Educação Escolar Indígena: 29/04 – 13h às 17h; 30/04 - 7h30 às 11h30
Ministrantes: Professor Carlos Magno Naglis Vieira e Antônio Carlos Seizer da SIlva  
Oficina Básica de Libras I e II: 28/04 – 8h às 12h e das 13h às 17h; 29/04 - 13h às 17h; 30/04 - 7h30 às 11h30
Ministrante: Professora Alexandra Mara Pereira   
Literatura Afro-Brasileira e Africana no Ensino Básico e Superior: Um Conceito em Construção: 29/04 - 13h às 17h; 30/04 - 7h30 às 11h30
Ministrante: Professora Eliane da Silva
Gênero e sexualidade na universidade: O direito à diversidade e diferença! – 29/04 - 13h às 17h 30/04 – 7h30 às 11h30
Ministrantes: Professora Roberta de Souza Salgado e Professora Ana Luisa Alves Cordeiro   
Política Cultural: 29/04 – 19h às 22h
Ministrantes: Coletivo Thereza Africana e Coletivo Diversas
Para saber os detalhes de cada oficina clique aqui

Sobre o Seminário
O evento é coordenado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE). As inscrições são gratuitas e  poderão ser feitas no ato de credenciamento do evento.
O evento tem entre seus objetivos discutir o racismo institucional na Universidade, suas múltiplas expressões, formas de combate e superação; refletir sobre as relações de gênero e suas implicações no cotidiano acadêmico; sensibilizar a comunidade acadêmica com relação promoção da igualdade racial, étnica, gênero e social; discutir as práticas de acessibilidade e as respectivas redes de apoio ao acadêmico com deficiência.
O acesso à programação completa pode ser obtido no site http://diversidadenauems.wix.com/uems.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...