terça-feira, 17 de novembro de 2015

Por meio de HQs, grupo da UEMS incentiva leitura, cultura e educação

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 17/11/2015
As Histórias em Quadrinhos podem ser o caminho para a conquista de novos leitores - Foto: universohq
O que os quadrinhos do Superman, Batman, Turma da Mônica, Homem-Aranha podem ensinar? Muito! Com tanto conteúdo interativo por meio de computadores, celulares, tablets e outros dispositivos prender a atenção de uma criança para a leitura de um livro é um desafio. Então as histórias em quadrinhos passaram a ser grandes aliadas a incentivar o gosto pela leitura e um maior envolvimento educacional e cultural.
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) acredita nisto! E tem um Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), com mais de 20 pessoas envolvidas (entre alunos da graduação, da pós-graduação e professores, além de pesquisadores do Rio de Janeiro), que só em 2015 já ministrou mais de 40 palestras ou oficinas para mais de 2 mil pessoas.

O Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos surgiu na UEMS em 2013, é coordenado pelo professor, Nataniel dos Santos Gomes, e tem como objetivo discutir a importância dos quadrinhos e sua interface com outras áreas: Letras, Comunicação, Cinema, Literatura, Semiótica, História, Geografia. Sempre que possível, tentamos aplicações práticas para o ensino.
Segundo o coordenador, devido aos avanços dos últimos anos e ao vício na velocidade, o ser humano se tornou cada vez mais imagético, por isto para conquistar novos leitores é preciso pensar novas estratégias, “os quadrinhos podem ser o caminho”.   
Mais de 2 mil pessoas já aprenderam um pouco mais sobre HQs em 2015
Com as produções cinematográficas, os quadrinhos estão em mais evidência, “os quadrinhos representam a cultura de massa e surgem no mesmo contexto do cinema para vender o seu produto. Com o tempo os quadrinhos amadureceram e deixaram de ser ‘coisa de criança’. Eles têm o poder de mostrar muito rapidamente o que está acontecendo no mundo, assim como a televisão. Podemos encontrar quadrinhos que têm apenas o objetivo de vender e aqueles mais autorais, mais maduros, como Maus, Persepólis, que são baseados em histórias reais e têm muito a nos ensinar”, relava Gomes. 
Nas palestras e oficinas os personagens mais utilizados são o Superman, o Batman, a Turma da Mônica e os que tiveram versão de sucesso no cinema. De acordo com o professor, o Superman é o principal herói que deu origem aos quadrinhos de heróis modernos e mais messiânico, que representa uma tipologia de Jesus Cristo, adotado por uma família sem filhos, filho único de Jor-El, vindo de um outro mundo, e vem mostrar o caminho para uma vida melhor para a humanidade. Batman é o mais citado, mais sombrio, por outro lado ele não tem poderes, logo mais humano. Talvez o público tenha se interessado mais por causa disso, além de ter sofrido a tragédia de ter visto seus pais assassinados. O Homem-Aranha é o típico "nerd" que sofre bullying na escola e de repente recebe poderes, por outro lado vive dilemas cotidianos como pagar aluguel, dificuldade com o amor de sua vida, que não lhe dá muita atenção, faz coisas boas, mas não é reconhecido. A Turma da Mônica é o quadrinho mais vendido do mundo e representam uma criação atemporal que encantam todos os leitores, ingênuos, simples, cativantes, marcam o desejo de simplicidade e ternura meio perdidos hoje.   
Coordenador do NuPeQ UEMS, Nataniel dos Santos Gomes - Foto: André Bittar
Os quadrinhos também se modernizaram e as histórias amadureceram, “a imagem que muito ainda traz na mente é do Batman barrigudo da década de 1960 na TV, cheio de onomatopeias. As histórias são ganharam mais forças e maturidade. Personagens têm problemas reais: dívida, alcoolismo, luta contra as drogas, violência, desejo de vingança... são coisas relativamente novas para leitores acostumados com histórias mais infantis”, explicou Nataniel dos Santos Gomes. 
O professor tornou um hobby de criança em assunto “sério” de uma profissão e durante as oficinas tem gratas surpresas por parte dos alunos, “curiosamente, alguns ficam surpresos com possibilidades que parecem simples, porque estamos inseridos nesse mundo. Normalmente o diálogo durante a oficinas (e depois também) apresenta possibilidades incríveis, que nunca tínhamos pensado”, finaliza. 
Para saber mais sobre o NuPeQ, acompanhe o grupo na página do Facebook: www.facebook.com/nupeq123 

Produzido pelo Projeto Mídia e Ciência UEMS (Fundect)

Publicado em: http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/por-meio-de-quadrinhos-grupo-da-uems-incentiva-leitura-cultura-e-educacao-115136

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...