quarta-feira, 8 de abril de 2015

Projeto da UEMS visa potencializar o setor leiteiro no Estado



A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolve durante o ano de 2015 o projeto intitulado “Potencialização das Ações de Extensão do Centro de Referência em Produção e Beneficiamento de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul”, pela Unidade Universitária de Aquidauana, atendendo dez municípios do Estado, com recursos oriundos do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

De acordo com o coordenador do Projeto, o professor Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira, serão atendidos produtores de leite com perfil, preferencialmente, de assentamentos rurais e agricultura familiar pertencentes aos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Glória de Dourados, Nioaque, Sidrolândia e Terenos. “Serão atendidos, no total, cerca de 400 produtores, sendo aproximadamente 40 por município”, ressaltou o coordenador.
O projeto comporá uma rede multidisciplinar e interinstitucional e terá função vital para o sucesso do desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, já que uma das principais dificuldades para a capacitação dos produtores nas fazendas é a falta de infra-estrutura, animais saudáveis e em condições fisiológicas ideais para a manipulação. Além da disponibilidade de recursos humanos com perfil psicológico adequado, para que haja segurança das pessoas envolvidas na capacitação, preservação da integridade física dos animais e condições ideais para a translocação dos conhecimentos teórico-prático entre o publico alvo.
O Centro de Referência em Produção e Beneficiamento de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul (CRPBL-MS), também intitulado de UEMS-Leite, é gerido pelo Curso de Zootecnia da Unidade Universitária de Aquidauana da UEMS, e será utilizado como um local de treinamento teórico-prático de produtores, estudantes e profissionais liberais das Ciências Agrárias. Já o transbordamento dos conhecimentos acadêmico-científico - via assistência técnica aos produtores de leite - é efetuada pelo Programa de Capacitação Técnica Aplicada a Pecuária Leiteira (PCTA-PL), mais conhecido como Programa Rio de Leite, em vigor no Mato Grosso do Sul desde 2004.
O objetivo principal do UEMS-Leite e do Programa Rio de Leite é a capacitação de produtores de origem familiar e de alunos dos Cursos de Técnico em Agropecuária, Agronomia e Zootecnia da UEMS de Aquidauna, de modo que haja uma constante troca de experiências do ambiente acadêmico-científico com o meio rural, com benefícios mútuos, já que a metodologia de trabalho é totalmente participativa e dinâmica.

http://www.portal.uems.br/noticias/detalhes/projeto-da-uems-visa-potencializar-o-setor-leiteiro-no-estado-083105 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...