segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Autoridades destacam a importância da UEMS no acesso ao ensino superior no interior do Estado

Por: Eduarda Rosa 

 
Autoridades e homenageados destacaram, durante a cerimônia de 20 anos realizada na Assembleia Legislativa em Campo Grande, na sexta-feira, 8, a importância da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na facilitação ao acesso do ensino superior no interior do Estado.

Para o deputado estadual Pedro Kemp, é motivo de muito orgulho o fato da UEMS possibilitar o acesso dos jovens sul-mato-grossenses a cursarem o ensino superior. “A maioria dos estudantes da UEMS são originários do Mato Grosso do Sul. Além disso, é uma das primeiras instituições que implantou a reserva de vagas para negros e indígenas possibilitando o acesso dessas populações à graduação, minorias que eram excluídas do ingresso em universidades”.

Kemp também enfatizou que a UEMS cumpre a sua função social, na medida em que possibilita o acesso de alunos oriundos das escolas públicas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Mato Grosso do Sul.
O ex-deputado estadual Walter Carneiro, criador da emenda constitucional que fundou a UEMS, homenageado na cerimônia, ressaltou que muitas pessoas julgavam como utopia  a criação de uma universidade estadual com sede em Dourados. “A cidade merecia ter a sede de uma universidade, por ser a segunda mais importante do Estado. Naquela época, Dourados tinha somente uma escola de ensino superior, que era privada e com apenas dois cursos. Hoje vemos que a luta valeu a pena, a UEMS está consolidada, presente em todo o Estado e  a tendência é crescer cada vez mais”, disse Carneiro.


O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, destacou que a universidade é a base de tudo, “a UEMS é uma instituição de grande importância no ensino superior do Estado e esse sucesso se deve a harmonia do trabalho do reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, dos professores e de todas as pessoas que trabalham na Universidade”.

A secretária adjunta de Estado de Educação de MS, Cheila Cristina Vendrami, representante do governador André Puccineli na solenidade, disse que “a UEMS alicerçou a educação básica dos municípios do Estado. Com a sua ousada metodologia, ela formou muitos professores e, em 20 anos, ultrapassou todos os desafios, agregando acadêmicos e cidadãos em uma educação igualitária, assim colaborando na melhoria do MS”.      



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...