Por: Eduarda Rosa
Professores e acadêmicos da UEMS em Pernambuco
Uma equipe composta por oito
acadêmicos e dois professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS) participaram do Projeto Rondon em Caetés, Pernambuco, desenvolvendo
ações junto à comunidade nas áreas de meio ambiente, tecnologia e produção,
comunicação e trabalho.
O grupo, coordenado pelos professores
José Evaristo Gonçalves, do curso de Tecnologia e Produção Sucroalcooleira de
Glória de Dourados, e Ana Carolina Correia de Oliveira, do curso de Engenharia
Ambiental de Dourados, participou de treinamentos e desenvolveu trabalhos
do dia 18 de julho a 1º de agosto.
Segundo a professora Ana Carolina,
anteriormente o projeto Rondon era assistencialista, porém hoje tem o caráter
de multiplicar informações. “O nosso papel é levar a informação para capacitar
a comunidade, ou seja, ensinamos para que eles possam difundir as informações
para as demais pessoas e dessa forma possa abranger toda a sociedade”, disse.
Os acadêmicos enviados pela UEMS
foram de diversas cidades do Estado: Igor Lopes Pereira, de Ponta Porã; Leomar
Alves Rosa, de Campo Grande; Lívia Malacarne Pinheiro, de Dourados; Michele da
Silva Gomes, de Glória de Dourados; Patrícia Rochefeler Agostinho, de Glória de
Dourados; Rhafaela de Lima Simas, de Dourados; Roniedison da Silva Menezes, de
Aquidauana; e Pablo Henrique da Silva, de Paranaíba.
O universitário, Pablo da Silva,
desenvolveu oficinas e palestras, além de fazer contato com pessoas de todo o
município, pelas quais a equipe foi bem recebida.
“Quando pensei em participar do
Projeto Rondon tinha em mente a oportunidade de partilhar tudo aquilo que
aprendi ao longo destes anos de estudos acadêmicos e também de experiências
vividas, fui preparado para encontrar algumas realidades bem sofridas,
mas o mundo dos planos nem sempre condiz com a realidade. Levei e partilhei o
que tinha de melhor, só que também recebi muito conhecimento, encontrei
realidades difíceis, porém nessa região pode faltar água, mas carinho, ânimo e
sorrisos são coisas que encontrei em abundância”, contou.
Para a professora, a experiência foi
uma lição de vida, “eu fico feliz tanto pelo lado da comunidade, quanto pelos
nossos alunos, porque eu vejo um crescimento neles. E muitos nunca tinham saído
do Estado, de repente imerge numa cultura nova, totalmente diferente, que eles
nunca imaginavam conhecer”.
O Projeto Rondon, coordenado pelo
Ministério da Defesa, dá a oportunidade aos acadêmicos de trocar experiências,
de forma a contribuir na formação do universitário como cidadão.
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