quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Acadêmicos e professores da UEMS participam do Projeto Rondon em Pernambuco

Por: Eduarda Rosa  


Professores e acadêmicos da UEMS em Pernambuco
Uma equipe composta por oito acadêmicos e dois professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participaram do Projeto Rondon em Caetés, Pernambuco, desenvolvendo ações junto à comunidade nas áreas de meio ambiente, tecnologia e produção, comunicação e trabalho.

O grupo, coordenado pelos professores José Evaristo Gonçalves, do curso de Tecnologia e Produção Sucroalcooleira de Glória de Dourados, e Ana Carolina Correia de Oliveira, do curso de Engenharia Ambiental de Dourados,  participou de treinamentos e desenvolveu trabalhos do dia 18 de julho a 1º de agosto.

Segundo a professora Ana Carolina, anteriormente o projeto Rondon era assistencialista, porém hoje tem o caráter de multiplicar informações. “O nosso papel é levar a informação para capacitar a comunidade, ou seja, ensinamos para que eles possam difundir as informações para as demais pessoas e dessa forma possa abranger toda a sociedade”, disse.

Os acadêmicos enviados pela UEMS foram de diversas cidades do Estado: Igor Lopes Pereira, de Ponta Porã; Leomar Alves Rosa, de Campo Grande; Lívia Malacarne Pinheiro, de Dourados; Michele da Silva Gomes, de Glória de Dourados; Patrícia Rochefeler Agostinho, de Glória de Dourados; Rhafaela de Lima Simas, de Dourados; Roniedison da Silva Menezes, de Aquidauana; e Pablo Henrique da Silva, de Paranaíba.

O universitário, Pablo da Silva, desenvolveu oficinas e palestras, além de fazer contato com pessoas de todo o município, pelas quais a equipe foi bem recebida.

“Quando pensei em participar do Projeto Rondon tinha em mente a oportunidade de partilhar tudo aquilo que aprendi ao longo destes anos de estudos acadêmicos e também de experiências vividas, fui preparado para encontrar algumas  realidades bem sofridas, mas o mundo dos planos nem sempre condiz com a realidade. Levei e partilhei o que tinha de melhor, só que também recebi muito conhecimento, encontrei realidades difíceis, porém nessa região pode faltar água, mas carinho, ânimo e sorrisos são coisas que encontrei em abundância”, contou.

Para a professora, a experiência foi uma lição de vida, “eu fico feliz tanto pelo lado da comunidade, quanto pelos nossos alunos, porque eu vejo um crescimento neles. E muitos nunca tinham saído do Estado, de repente imerge numa cultura nova, totalmente diferente, que eles nunca imaginavam conhecer”.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, dá a oportunidade aos acadêmicos de trocar experiências, de forma a contribuir na formação do universitário como cidadão.


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