André Matos é pianista desde os cinco anos - Foto: Eduarda Rosa
Eduarda Rosa
“Sem a música, a vida seria um erro”, Friedrich Nietzsche
A música pode ser gerada a partir da voz humana, de palmas, batidas em latas ou panelas, mas também a partir de instrumentos mais elaborados como violino, tuba, saxofone, flauta, violão, piano entre outros.
O piano em especial é um aprimoramento de um instrumento antigo chamado de cravo, sendo seu parente com mais tecnologias avançadas os teclados elétricos. Porém segundo o pianista André Matos, o piano acústico é insubstituível!
O músico não é alguém em um pedestal, afastado dos mortais, é uma pessoa normal, mas com o coração mais sonhador, escuta diferente, age diferente, mas vive na realidade, afinal não há como fugir.
Gostar do que faz é essencial para qualquer carreira de sucesso, algumas vezes mesmo um bom salário não traz a felicidade desejada. “Hoje mais que tudo a sociedade só pensa no salário, não importa se vai ter depressão, não importa se vai sofrer, o que importa é estar bem no bolso, o resto não importa”, reflete o músico.
A carreira de músico muitas vezes foi duvidosa até para algumas pessoas próximas, mas agora é realidade na vida de André Matos, pois vive de música, mas é preciso ter muita disciplina, dedicação ao instrumento e aos estudos para se aperfeiçoar cada vez mais.
Foto: Eduarda Rosa
Na profissão de músico existem várias vertentes que podem ser seguidas, como por exemplo, produtor de concepção e design, backing vocal, cantor, músico de turnê, músico fixo, compositor, arranjador, existem muitas opções, dá para fazer tudo, mas normalmente descobre-se o que mais gosta de fazer.
A música além de ser profissão e lazer pode ser utilizada como instrumento benéfico na formação educacional da criança, ajudando na concentração, na percepção, na atenção, no comportamento e cognição. “Se não fosse a música eu não sei se teria concluído meus estudos regulares, porque eu tinha muita dificuldade com matemática e algumas matérias da música são matemática, então eu mudei muito, talvez minha história fosse outra se não fosse à música”, lembra o professor de música.
“Eu recomendo música para todos, não só para quem está mal na escola, mas para quem está mal consigo mesmo, está com o coração pesado, pois a música alegra os meus dias. Porque não é uma coisa fria, mecânica, não é uma ciência exata, ela mexe com os sentimentos humanos!”.
O professor de piano ensina desde crianças de cinco anos até idosos e enfatiza que não é difícil aprender a tocar. “Existe gente que fala ‘ah eu não sei nada’, mas não existe gente que seja avessa a música, porque eu penso que ninguém inventou a música, então ela está dentro de nós. Se alguém ainda não descobriu, tem que descobrir, porque esta lá guardada ou enferrujada, mas está lá, ela mora dentro de cada um!”, reflete o pianista.
Originalmente publicado em : http://www.douradosnews.com.br/cultura-lazer/musica-os-sons-que-embalam-a-existencia-do-ser-humano
Nenhum comentário:
Postar um comentário