quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

UEMS conclui sua primeira turma de doutorado

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 23/02/2017
Alex Rocha foi o primeiro doutorando a defender a tese
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza nesta semana as primeiras bancas de defesa de doutorado de sua história. Cinco doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) apresentam suas teses, marcando um novo estágio de qualificação acadêmica, viabilizado com recursos do Governo Estadual.
Entre todas as universidades estaduais do Centro Oeste, a UEMS foi a primeira a receber do Governo Federal, por meio da Capes, autorização para ofertar um doutorado próprio. A autorização leva em conta rígidos critérios de produção e titulação dos docentes que integram o Programa.

Para o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, este é um momento único na história da Universidade. “Quando assumimos a gestão em 2011, uma das nossas principais metas era a verticalização. Investimos nisso todo o esforço que podíamos e graças, principalmente, à competência dos professores e técnicos envolvidos nesse processo vimos o número de pós-graduações stricto sensu aumentar radicalmente e agora temos a honra de assinar os primeiros diplomas de doutorado”, ressalta o reitor.
De acordo com o coordenador do PGRN, Yzel Rondon Súarez, este é o resultado de um trabalho planejado do Programa que iniciou em 2010, com o mestrado, e já titulou cerca de 100 mestres. “Nós planejamos a entrada dos doutorandos, a partir de 2013, de acordo com a experiência que o corpo docente foi adquirindo em relação a orientação. Fomos progressivamente aumentando as vagas do doutorado, com isto todos os alunos estão defendendo no prazo e, como quatro deles fizeram parte do trabalho fora do país (Bélgica, Estados Unidos e Costa Rica), temos uma boa produção científica”.
O professor destaca também sobre a importância da Iniciação Científica, “porque dos cinco doutorandos, três iniciaram as pesquisas na graduação em Física aqui na UEMS, prosseguiram no mestrado e agora estão finalizando o doutorado. A pós-graduação tem um papel importante tanto na formação de recursos humanos, como na formação de pesquisadores. Nós temos vários egressos que já são docentes e outros tem uma carreira promissora na área”.
Segundo a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciana Ferreira da Silva, a defesa destes primeiros doutorandos concretiza a formação de pós-graduação na Universidade. “Este é um momento marcante para a UEMS, pois após sete anos da criação da pós-graduação na UEMS já temos a formação dos primeiros doutores. Estes trabalhos contribuem para o MS, pois são na área de Recursos Naturais e com certeza estão relacionadas com a região, porque acredito que a missão da Instituição com a Pós-graduação, é gerar conhecimento para a sociedade”, ressaltou a Pró-reitora.
Para o vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, com as defesas de doutorado a Universidade se consolida ainda mais como uma instituição que atende a sociedade de Mato Grosso do Sul. “Todos os trabalhos sejam de mestrado ou de doutorado estão voltados para as pesquisas de acordo com a demanda local, regional e nacional. Com estas defesas, a Universidade tende a ter uma visibilidade ainda maior, principalmente no âmbito internacional“, diz o vice-reitor e completa: “Enquanto gestão, nós parabenizamos não só aqueles pós-graduando que irão defender, mas todos os nossos servidores que estão envolvidos na pós-graduação, pensando sempre em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade que possa atender a nossa sociedade sul-mato-grossense”.


Defesas de doutorado:
 23/02/2017 - Sala da Pós-Graduação - Bloco B (Térreo) – 08h
Discente: Alex Cesar Pereira Rocha 
Tese: “Interferômetria de Baixa Coerência Óptica Aplicada na Caracterização Ópticas De Materiais”
 Orientador: Prof. Dr. Luis Humberto da Cunha Andrade 

23/02/2017 - Auditório do Bloco G - 14h
Discente: Irzo Isaac Rosa Portilho 
Tese: “Soil Quality Indicators In Tropical Agricultural Production Systems”
Orientador: Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho   

23/02/2017 -  Sala da Pós-Graduação - Bloco B (Térreo) - 14h
Discente: Shaline Séfara Lopes Fernandes
Tese: “Sistemas Agroflorestais como Mantenedores da Biodiversidade: Percepção dos Serviços Socioambientais por Agricultores no Brasil e Costa Rica”
Orientador: Prof. Dr. Etenaldo Felipe Santiago

24/02/2017 - Auditório do Bloco G - 08h
Discente: Francylaine Silva de Almeida 
Tese: “Técnicas Espectroscópicas Aplicada a Cerveja: Estudo do Processo de Brassagem do Malte Tipo Pilsen e Caracterização do Efeito Gushing Primário”
Orientador: Prof. Dr. Luís Humberto da Cunha Andrade

24/02/2017 - Auditório do Bloco G – 14h
Discente: Maryleide Ventura da Silva
Tese: “Uso da Espectroscopia de Lente Térmica na Região do Infravermelho Próximo-Próximo para Identificação de Overtones e Bandas de Combinação em Soluções”
Orientador: Prof. Dr. Sandro Marcio Lima

Confira o cronograma de defesas de mestrado e doutorado do PGRN: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/recursos-naturais-dourados-mestrado-academico/defesas   


Publicado em: http://www.uems.br/noticias/detalhes/atraves-da-uems-estado-de-ms-forma-seus-primeiros-doutores-112830

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...