segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Listas_UEMS: 10 filmes para você refletir sobre inclusão

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 09/01/2017
A inclusão é um tema que engloba não só as profissões ligadas a educação, mas a toda a sociedade, independentemente da área de atuação.
Por isto separamos alguns filmes para que você possa refletir sobre o tema:

1. Como as estrelas no céu, cada criança é especial
Este filme indiano com certeza fará até os mais durões se emocionarem. Ele conta a história de Ishaan Awathi, um menino de 9 anos que sofre com dislexia e já repetiu uma vez por não conseguir ler e escrever. O pai acredita que o problema é falta de disciplina, então coloca o filho em um orfanato, com isto o menino perde a alegria e interesse pelas pessoas e pela arte (pois ele adorava desenhar).
Mas as coisas começam a mudar quando um professor substituto de artes (que também é dislexo) percebe que o comportamento do menino não é normal.



Ficha técnica:
Título original: Taare Zameen Par
Ano produção: 2007
Dirigido por: Aamir Khan Amole Gupte
Estreia: 21 de Dezembro de 2007 ( Mundial )
Duração: 165 minutos
Classificação:  Livre para todos os públicos
Gênero: Drama
Países de Origem: Índia

2. Colegas
Colegas é um filme que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através dos olhos de três jovens com síndrome de Down. São eles: Stalone, Aninha e Márcio que protagonizam uma história de amizade e sonhos. Os três fogem do instituto em que viviam para perseguirem seus respectivos desejos de casar, ver o mar e voar. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras confusões e aventuras como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Ficha técnica:
Título: Colegas (Original)
Ano produção: 2012
Dirigido por: Marcelo Galvão
Estreia: 1 de Março de 2013 ( Brasil )
Duração: 100 minutos
Classificação: Livre para todos os públicos
Gênero: Aventura Comédia Nacional
Países de Origem: Brasil
Fonte: filmow.com

3. Intocáveis (2012)
Esta é uma história de aprendizado mútuo entre um homem rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico e um jovem de baixa renda. No filme Philippe contrata Driss para a função de cuidador, mesmo vendo que o jovem não tinha experiência nenhuma. Driss contribui para a retomada da identidade e da auto estima de Philippe a partir de um trabalho que mostra o cuidado com as deficiências, mas também uma atenção ímpar com as potencialidade envolvidas.

Ficha técnica:
Título: Intouchables (Original)
Ano produção: 2011
Dirigido por: Eric Toledano Olivier Nakache
Estreia: 31 de Agosto de 2012 (Brasil)
Duração: 112 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero: Biografia Comédia Drama
Países de Origem: França
Fonte: http://educacaointegral.org.br/

4. As Cores das Flores
Este é um curta de apenas quatro minutos e conta a história de um menino com deficiência visual de uma escola espanhola que tem o desafio de escrever uma redação sobre as cores das flores.


5. Janela da Alma
Neste documentário foram entrevistadas dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. Entre eles o escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders e o poeta sul-mato-grossense, Manoel de Barros.   

Ficha técnica:
Título: Janela da Alma (Original)
Ano produção: 2001
Dirigido por: João Jardim Walter Carvalho
Estreia: 22 de Outubro de 2001 (Mundial)  
Duração: 73 minutos
Gênero : Documentário
Países de Origem: Brasil

6.   Gaby - uma história verdadeira

O filme conta a história de Gabriela Brimmer que nasceu com paralisia cerebral e só conseguia mexer seu pé esquerdo. Ela começou a usar esses movimentos para se comunicar e conseguiu se tornar uma reconhecida escritora e poetisa. Uma amorosa governanta começa então a prestar atenção e percebe que a menina pode usar o pé esquerdo voluntariamente e que tem aspectos cognitivos que permitem consciência e compreensão. Essa fiel governanta a acompanha em todos os momentos, inclusive Gaby pôde frequentar a escola para deficientes físicos.

Ficha técnica:
Título: Gaby: A True Story (Original)
Ano produção: 1987
Dirigido por: Luis Mandoki
Estreia: 14 de Setembro de 1987 (Mundial)  
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama Romance
Países de Origem: Estados Unidos da América
Fonte: http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/

7. Forrest Gump: O Contador de História
A história de Forrest Grump mostra que mesmo ele tendo um raciocínio mais lento nunca se sentiu desfavorecido, graças ao apoio da mãe, ele teve uma vida normal. Seja no campo de futebol como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco de camarão, Forrest inspira a todos com seu otimismo infantil. Mas a pessoa com quem Forrest mais se preocupa pode ser a mais difícil de salvar: seu amor de infância, a doce, mas perturbada Jenny.

Ficha técnica:
Título: Forrest Gump (Original)
Ano produção: 1994
Dirigido por: Robert Zemeckis
Estreia: 23 de Junho de 1994 (Mundial)
Duração: 142 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Gênero: Drama Romance
Países de Origem: Estados Unidos da América

8. O oitavo dia
O Oitavo Dia conta a história de um homem comum (Harry) que encontra George, com Síndrome de Down. Por ter a Síndrome, George não mascara seus sentimentos, além disso é uma pessoa muito sensível, e tem respostas muito fortes para cada rejeição ou censura sofrida.

Ficha técnica:
Título: Le Huitième Jour (Original)
Ano produção: 1996
Dirigido por: Jaco Van Dormael
Estreia: 22 de Maio de 1996 ( Mundial ) 
Duração: 118 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Comédia Drama
Países de Origem: Bélgica, França, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

9. O Silêncio
O filme iraniano conta a história de um menino cego que se orienta pelo sons e trabalha num local afinando instrumentos musicais e conhece o mundo por outros canais.  O menino vive com sua mãe em um pequeno vilarejo do Tadjikistan. Sua vida é completamente regulada ritmicamente pelos sons que influem em suas ações, a beleza da voz de uma vendedora de pães, as músicas ouvidas nas ruas, as mínimas notas, o fazem perder o caminho e esquecer-se de suas responsabilidades.


Ficha técnica:
Título: Sokout (Original)
Ano produção: 1998
Dirigido por: Mohsen Makhmalbaf
Estreia: 1998 (Mundial)
Duração: 76 minutos
Gênero: Drama
Países de Origem: Irã

10. Dançando no Escuro
Dançando no Escuro é um musical em meio a um drama policial. A personagem principal é Selma Jezkova, uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene, um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill e Linda, seus vizinhos, juntamente com Kathy, uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.

Ficha técnica:
Título: Dancer in the Dark (Original)
Ano produção: 2000
Dirigido por: Lars Von Trier
Estreia: 12 de Outubro de 2000 ( Brasil )
Duração: 140 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Drama Musical Policial
Países de Origem: Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Islândia, Itália, Noruega, Países Baixos (Holanda), Reino Unido da Grã-Bretanha, Suécia e Irlanda do Norte
Fonte: http://www.adorocinema.com/

Publicado em: http://www.uems.br/noticias/detalhes/listas-uems-10-filmes-para-voce-refletir-sobre-inclusao-123029

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debutante, cadela ganha bolo e foto em homenagem aos 15 anos de cãopanheirismo

Princesa vestida como tal, cachorra teve bolo e velinha no aniversário de 15 anos. (Foto: Eduarda Rosa) Paula Maciulevicius Um dia...