Eduarda Rosa
Laércio Verona Casado, empresário, ressaltou que respeita o período de defeso e acha importante para o crescimento dos peixes, mas também não vê a hora de reunir os amigos e pescar, “somos um grupo de 6 a 8 amigos, que na primeira semana de pesca se junta em um pesqueiro em Santa Terezinha, já estamos no 6º Encontro de Pesca”.
Laércio Verona Casado tem um grupo que se reúne para pescar toda ano - Foto: Ademir Almeida
Os integrantes do grupo vêm de Ribeirão Preto, São Paulo e Paraná e cada um tem seu uniforme. “É uma forma de reunir os amigos e aproveitar para pescar”, ressaltou o pescador.
Segundo o comandante da PMA de Dourados, major Carlos Magno da Silva, desde a manhã desta sexta-feira já era possível achar muitas pessoas aguardando dar o horário para começar a pesca, principalmente por conta do feriado prolongado de Carnaval.
“Mas apesar de a pesca estar aberta estaremos fiscalizando para fazer a lei ser cumprida, desde quinta-feira temos equipe nos rios, com a Operação Carnaval”, enfatizou o major.
O comandante também ressaltou que o período da piracema foi tranquilo, “teve um pequeno aumentou no número de autuações, mas nada significativo. Durante o feriadão serão fiscalizadas, principalmente, na região de Dourados o Rio Dourados, Rio Brilhante, Rio Vacaria e Rio Amambai, e também em Itaquiraí, pois está acontecendo o Itaquifest”.
Polícia acredita que muitas pessoas irão aos rios para pescar nos primeiros dias de liberação - Foto: Ademir Almeida
Legislação de pesca
Petrechos proibidos para o pescador amador: Cercado, pari ou qualquer aparelho fixo; do tipo elétrico, sonoro ou luminoso; fisga, gancho ou garatéia, pelo processo de lambada; arpão, flecha, covo, espinhel ou tarrafão; Substancia tóxica ou explosiva; ANZOL DE GALHO; Qualquer aparelho de malha (Ex: redes e tarrafas).
• Cota para captura: 10 quilos mais um exemplar de qualquer peso, desde que não seja do tamanho inferior permitido e 5 exemplares de piranha.
• Transporte: Efetuar a vistoria e lacre nos Postos da PMA. Necessidade da LICENÇA DE PESCA.
Petrechos proibidos para o pesca profissional: Cercado, pari ou qualquer aparelho fixo; Do tipo elétrico, sonoro ou luminoso; Fisga, gancho ou garatéia, pelo processo de lambada; Arpão, flecha, covo, espinhel ou tarrafão; Substancia tóxica ou explosiva; Qualquer aparelho de malha ( Ex: - redes e tarrafas).
• Permite-se ao pescador profissional: Tarrafa para captura de isca (altura máxima de 1,8 m, malha entre 20 e 50 mm e linha de náilon com espessura máxima de 0,50 mm ); 08 (oito) anzóis de galho devidamente identificados, 05 (cinco) boias fixas (cavalinho), 05 (cinco) joão-bobos (boias), devidamente identificados Resolução SEMAC nº 04/11).
• Cota: 400 kg por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário