sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cuidado no trânsito!




   Janaína Carvalho, hoje com 23 anos, foi atropelada por um carro em alta velocidade na Av. Marcelino Pires, quando tinha apenas 13 anos. Ela sofreu luxações nas pernas e braços, além de ficar traumatizada de sair às ruas sozinha. “Eu estava voltando da feira de bicicleta e quando olhei para atravessar vi o carro longe, pensei que dava tempo e fui. Quando vi estava no chão. Depois de sair do hospital não queria mais saber de sair na rua.”, comenta Janaína.
   O condutor que atropelou Janaína já respondia a processos por se envolver em outros acidentes e excessos de velocidade, inclusive em regiões próximas a escolas. Ele teve sua carteira de habilitação apreendida e teve que passar por aulas de reciclagem em centros de formação de condutores.
    José Francisco da Silva não teve a mesma sorte que Janaína. Aos 56 anos, ele foi colhido por um veículo enquanto transitava de moto por uma rua pouco iluminada. Sofreu diversas fraturas na perna esquerda e bacia e escoriações pelo corpo, ficando cerca de 6 meses sem conseguir andar. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. “Fiz várias cirurgias e só depois de 6 meses que comecei a fisioterapia. Andar mesmo, sem apoio, foi só depois de quase um ano.”, relata José.
   O complemento do Mapa da Violência 2011 – Os jovens do Brasil, escrito por Julio Jacobo Waiselfisz, em Abril de 2011, faz uma análise de acidentes de trânsito com mortes, durante a década de 1998 a 2008, e o registro de mortes nesses 10 anos foi de 38.273, deixando o Brasil em 10º lugar entre os 100 países analisados no relatório do estudo divulgado em 24 de fevereiro de 2011.
   Nesse período o crescimento de mortes de jovens no transito cresceu 12,5%, ou seja, os óbitos juvenis aumentaram 15 vezes mais que os do restante da população, segundo o Mapa da Violência.



   Mas quais os fatores que levam a tão elevado aumento desse número? O psicólogo, Ricardo de Oliveira Utuari, explica que os jovens acham que são onipotentes e que não vai acontecer nada com eles, só com os outros. “Um jovem dirigindo um carro é sinônimo de poder e às vezes eles utilizam o poder desse carro para superar os seus limites e barreiras, para se divertir e essa mistura torna-se uma coisa perigosa, arriscada”, comenta o psicólogo.
   Outro fator que desencadeia a maior parte dos acidentes de transito, é a mistura de bebidas alcóolicas e entorpecentes. “O uso do álcool é estimulado pelo grupo, então eles vão experimentando isso de uma forma consciente, mas sem pesar as verdadeiras consequências de fazer o uso de isso tudo”, conclui o psicólogo.

Ocorrências
   Somente nos primeiros quatro meses de 2011, o Corpo de Bombeiros de Dourados  atendeu 2.438 ocorrências, totalizando 885 vítimas. A média de pessoas envolvidas em acidentes todos os dias é de 9,37.   Esses números assustam não só ao Corpo de Bombeiros, mas também aos diversos órgãos ligados ao trânsito e hospitais. Apenas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – contabiliza uma média de 25 a 30 atendimentos por dia.
    O sargento Wilson Freitas, do 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados diz que imprudência dos jovens é uma das maiores causas de acidentes. “O jovem pensa que nada pode lhe acontecer, que as regras de trânsito são feitas para os outros e por isso ele dirige sem atenção e respeito às outras vidas que estão ao seu redor”, finaliza Freitas.


Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança
   O dia 11 de maio foi escolhido para lembrar o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária. No Brasil também foi lançado o Pacto pela Redução de Acidentes de Trânsito como parte integrante das ações Plano de Ação da Década de Segurança no Trânsito 2011-2020, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
   O Plano Nacional traça metas a serem atingidas até 2020, com a intenção de estabilizar e depois reduzir em até 50% os números de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Segundo a ONU, em 2009 foram registrados 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. No Brasil os números vão de 35 mil a 50 mil mortes por ano.
   Em Dourados, o dia 11 foi marcado por panfletagens, palestras nas escolas e ações dos órgãos de Segurança, buscando conscientizar a população quanto à realidade da violência, desrespeito e imprudências no trânsito.

Dicas de Segurança no Trânsito



Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita.
 Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.

Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. 
 Você evita surpresas para você e o motorista da frente.

Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. 
Pare e evite acidentes com carros e pedestres.

Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa
 stress e sustos desnecessários. Quando o carro à sua frente estancar no
 sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia 
ser você.

Pega é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. 
Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.

Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. 
Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda.
 Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.

Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente 
em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das 
crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.

Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para 
não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios
 acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento
 automático assim que entrar no carro.

Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela.
 É contra a lei.
Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves - RS



 Eduarda Rosa e Marcela Alves

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